4 dicas para ser mais otimista


O post de hoje é um pouco diferente, para além de vos mostrar o look que usei no sábado vou dar-vos 4 dicas para serem mais otimistas. 



Eu sinto que nos dias que correm é cada vez mais difícil tentar ser otimista, há mais concorrência, mais vontade de "ser melhor que o vizinho do lado" e se por um lado, por vezes isso leva a que as pessoas sejam incorrectas connosco o que nos pode estragar o dia, por outro lado também acaba por levar-nos a criar metas impossíveis de cumprir o que nos deixa frustrados. Para além disso, em Portugal também se trabalha demasiadas horas deixando-nos assim mais cansados e por vezes menos produtivos, fazendo com que toda a nossa motivação (que até podíamos ter quando acordámos) desapareça aos poucos ao longo do dia. No entanto, há 4 truques que todos devem saber para ser mais otimista mesmo quando o dia está a correr mal. 

1. Conhecer os nossos próprios limites
Criar metas é ótimo para nos desafiarmos e conquistarmos os nossos objectivos. No entanto não vale a pena criar metas impossíveis. Estabeleçam prioridades, estudem bem o tempo que tem para se dedicar a cada coisa e sejam pacientes. Se forem organizados e planearem as coisas de forma a que realmente as consigam cumprir vão ver que vão andar mais otimistas e também mais confiantes, pois têm as coisas controladas. Um passo de cada vez e conseguirão alcançar as vossas metas. 



2. Apreciar a vida
É verdade que a vida nem sempre é fácil, mas eu acredito que se apreciarmos e dermos valor às simples coisas do nosso dia-a-dia isso nos torna mais felizes. Seja observar o sol, a chuva, seja estar sozinho ou acompanhado, devemos agradecer pela vida que temos porque acreditem ou não há sempre alguém que vive muito pior do que nós e se for preciso consegue ser mais feliz. A felicidade não está nos bens materiais, não está no dinheiro, está em saber apreciar a vida, garanto-vos que se começarem a olhar para as coisas de outra forma isso vai trazer mais otimismo para o vosso dia-a-dia e vão acabar por andar mais felizes. 



3. Auto-confiança
Errar é humano, todos erramos, pois como sabem ninguém é perfeito. Se fizerem asneiras não tem mal, todos fazemos. Aprendam a aceitar as derrotas e lutem sempre para que para a próxima corra melhor. Frases como "não consigo", "é muito difícil", "eu nunca serei capaz" têm de ser eliminadas, este tipo de pensamento desmotiva e bloqueia-nos, impedindo-nos de fazer algo sem sequer termos tentado primeiro. Acreditem em vocês!



4. Acreditar que existe um lado positivo
Por pior que seja a situação, não a ignorem, não a tentem esquecer. Tentar eliminar uma má memória da nossa vida deixa-nos com remorsos. É muito importante termos a capacidade de lidar com esses acontecimentos e aprender com eles. Será que não aprendi com a situação? Será que se não tivesse acontecido eu era aquilo que sou hoje? Será que não me tornei numa pessoa mais forte, numa pessoa melhor? Saibam olhar para o lado positivo da situação mesmo quando parece que esse lado não existe.




Estas foram as minhas dicas, espero muito que tenham gostado deste post e que a partir de hoje haja mais otimismo por aí espalhado! :)


Mil beijinhos,
Ju.